História e Evolução

A avicultura surgiu em Santa Maria de Jetibá na década de 1960 através de um jovem, que após retornar do Rio de Janeiro decidiu iniciar a criação de poedeiras (galinhas que põem ovos). Devido ao sucesso, o empreendimento foi seguido por outros produtores da cidade e região.  Com a expansão do negócio começaram as dificuldades em adquirir insumos e comercializar a produção.
A solução encontrada para tentar equacionar o problema foi a criação de uma cooperativa.   Assim, no dia 06 de setembro de 1964, vinte pequenos produtores deram vida a Cooperativa Avícola de Santa Maria de Jetibá Ltda., Coopeavi, nome que mais tarde seria alterado para “Cooperativa Agropecuária Centro Serrana” devido ao processo de diversificação de seus negócios. 
A ideia de constituir uma cooperativa ao invés de uma empresa privada se deu porque no modelo adotado – cooperativismo – todos os sócios do empreendimento possuiriam os mesmos direitos e deveres, tendo como foco a coletividade.  Com a ajuda do Deputado Estadual Francisco Schwarz, entusiasta da doutrina cooperativista, adquiriu-se um terreno onde, em 1967, foi dado início a construção da sede da Coopeavi, local do atual setor administrativo e da loja Matriz em Santa Maria de Jetibá.
O papel da cooperativa como instituição de apoio ao pequeno avicultor pôde ser conferida ao longo dos anos com a criação de unidades produtivas, disponibilidade de acesso a produtos de excelente qualidade e desenvolvimento de serviços, buscando sempre tornar mais produtivo e rentável os negócios de seus cooperados. Fábrica de rações: A fábrica de rações foi construída para servir o associado, vendendo ração de qualidade a um preço mais viável. Logo em seus primeiros anos a fábrica produzia cerca de quatro a cinco mil quilos de ração de galinha poedeiras por dia.  Em 2013, a capacidade de fabricação da nossa Fábrica superou a marca de 60 mil toneladas/ano, sabendo que são rações para várias espécies de animais.   

Recria: A recria foi construída na década de 1970, com o intuito de fornecer ao associado à galinha já em estado de produzir ovos.
Tal investimento foi de grande importância em razão do alto custo de se criar as poedeiras em seus primeiros meses de vida.  A recria também passou por reformas e hoje comporta cerca de 138 mil pintainhas.  

Comercialização: Por mais que a Coopeavi tenha iniciado seu trabalho com o produto ovo, a comercialização deste teve início apenas no ano de 2002, tendo como principal objetivo servir os pequenos produtores onde, sem o apoio da Coopeavi, dificilmente poderiam penetrar na comercialização do produto citado, isto, devido a falta de volume e dificuldades logísticas. 
A comercialização deste produto cresceu e tem crescido de forma acentuada nos últimos anos, sendo necessário novos Centros de Distribuição (CD). Hoje a Coopeavi conta com um Entreposto de Ovos, em Santa Maria de Jetibá, e o CD em Salvador, Itabuna (ambos na Bahia) e em Caratinga (Minas Gerais).

Lojas: A primeira loja da Coopeavi foi inaugurada em 1968, vendendo somente insumos destinados a criação de pintainhas. Atualmente, há uma grande diversificação de produtos, que variam desde um simples prego a tratores.
A cooperativa também investiu em lojas em outros municípios capixabas, contando atualmente com 20 estabelecimentos comerciais espalhadas no Espírito Santo e Minas Gerais.  

Consultoria Veterinária: A cooperativa possui, também, profissionais voltados ao atendimento direto ao avicultor. Atualmente, a Coopeavi conta com o auxílio de dois veterinários treinados e capacitados para beneficiar o produtor de ovos.

Os produtos Coopeavi Ovos são selecionados a partir de pequenos produtores e granjas da Avicultura Familiar. Garantindo a procedência e a qualidade dos ovos.

Desde a década de 1960 a Coopeavi e seus cooperados trazem para o consumidor o que há de melhor na avicultura. Hoje atuamos em todo o ciclo e culturas do agronegócio.

O Ovo é um dos alimentos mais importante do mundo, ele é rico em proteínas e vitamina B12 e fornece pratos deliciosos. O Ovos Liva ainda tem Vitamina E e Ômega 3. Clique aqui e conheça.

Matriz: Avenida Francisco Schwartz, 88 - Centro | Santa Maria de Jetibá - ES | CEP: 29.645-000 | Telefone: (27) 3263 - 4750


Desenvolvido por